O capítulo intermediário da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil que acontece entre os dias 4 e 11 de janeiro, no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca/PARAÍBA, tem por tema: “Amar, confiar e comprometer-se” e como subtema: “Reconhece a tua vocação” (1Cor 1,26) cessem as palavras e falem as obras (Santo Antônio de Pádua). Este momento celebrativo e forte na vida dos frades que compõem esta entidade da Ordem dos Frades Menores teve seu início às 6h30 do dia 5 de janeiro com o encontro entorno à mesa da Palavra e da Eucaristia celebrando juntos a santa missa sob a presidência de Dom Frei Carlos Alberto Breis, OFM (Bispo da Diocese de Juazeiro da Bahia), concelebrada por Frei João Amilton (Ministro Provincial), Frei Sérgio Moura (Vigário Provincial) e Frei César Lindemberg (diácono), contando com presença de frades vindos de diversas regiões do território provincial.
Dom Frei Carlos Alberto Breis, OFM em sua homilia refletiu a importância do Capítulo Provincial, dando destaque ao significado histórico a partir dos relatos das Fontes Franciscanas que menciona a importância deste avento nas primeiras comunidades dos Frades. Foi a partir destes relatos das fontes franciscanas que Dom Frei Carlos Alberto Breis, OFM recordou aos frades que o Capítulo é “Lugar onde o espirito se faz presente com os irmãos que ali se encontram (…) O espírito que conduz encoraja e anima”. Em meio a suas palavras, Dom Frei Carlos Alberto lança aos frades um questionamento para conduzi-los a uma reflexão pessoal: “que frade o Senhor quer que sejamos?”. A partir dessa problemática provocativa, os frades passam a observar que a Ordem dos Frades Menores em seus 800 anos de história e tradição necessita que seus continuadores mantenham vivo o carisma, e para isso é necessário soprar as cinzas do que é supérfluo, que está por cima da brasa que está acesa, para que mantenha alimentada a chama de nossa vocação, carisma e espiritualidade.
Fazendo menção a regra para os eremitérios que São Francisco de Assis compôs, há uma exortação a ser vivenciada, trazendo a “perspectiva do bom pastor que não é indiferente”, e os frades de hoje, precisam buscar estar atentos aos pobres e a Fé que os anima, nos estimulando a buscar um coração despojado, humano e que sente compaixão, ao final da homilia foi entoado o cântico “A nós descei divina luz” onde foi refletido a profundidade da letra do mesmo e o quanto ela nos anima quando pedimos “o amor de Jesus que é fogo”.
Após a Santa Missa os frades se reuniram no auditório do Convento de Ipuarana para dar início as atividades com a oração inicial através do refrão contemplativo: “Senhor quando nós te acolhemos, trazes contigo os nossos irmãos”, meditando o quanto o ambiente Capitular é também local a manifestação do sagrado, onde através do convívio fraterno que é um dos pilares da espiritualidade franciscana e também do discernimento e acolhimento do desejo de Deus para dirigir nossos passos e decisões. Após rezar a oração pedindo o auxílio do Espírito Santo, deu-se início as atividades deste dia.
O Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos, OFM acolheu a todos os confrades presentes com as boas vindas e suplicando ao Espírito Santo que conduza a todos no discernimento a vontade do Senhor para a caminhada da Província, no carisma e espiritualidade da Ordem dos frades Menores e também a sabedoria nas decisões que serão tomadas durante estes dias.
A proposta de hoje é que aconteça a aprovação do regimento interno e eleição dos confrades que irão servir nos diversos ofícios durante o capítulo, estudos e reflexão do tema do capítulo, momentos de convívio fraterno e orações em Fraternidade, pedimos ao leitor que nos acompanha suas orações para estes preciosos dias de capítulo de nossa Província Franciscana de Santo Antônio, de onde irá surgir através da ação do Espírito Santo do Senhor novas inspirações para a atividades dos Frades Menores presente na região Nordeste do Brasil e Alemanha.
Equipe Provincial de Comunicação
Texto: Frei Mendelson Branco da Silva, OFM
Fotos: Frei Lorrane Clementino, OFM
Reprodução: Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil