Depois de dois anos realizando em formato virtual, o Encontro de Párocos e Leigos da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil acontece de modo presencial favorecendo momentos de formação, oração e partilhas das atividades realizadas nas diversas realidades paroquiais.
Já faz parte do calendário Provincial a vivência de um encontro que reúna Párocos e leigos provindos dos diversos Estados onde a Província assume atividades paroquiais. São 12 paróquias em todo o território provincial que se estende desde o Ceará até à Bahia, sendo espaços propícios para a Evangelização e propagação do carisma franciscano. Do sertão, pelo interior até a capital, os desafios e as alegrias da missão são partilhadas entre os participantes, gerando fraternidade entre aqueles que junto com os frades desenvolvem um trabalho a serviço do povo de Deus. A programação do Encontro que acontece entre os dias 19, 20 e 21 de agosto em Canindé no Ceará, têm por objetivo: refletir sobre a missão das paróquias a partir dos documentos da Ordem, do plano pastoral franciscano e, por fim, favorecer o convívio e momentos de partilha entre os participantes.
Frei João Amilton dos Santos, OFM, Ministro Provincial, participa do encontro e em suas palavras de acolhimento, lembrou que “o amor é a base para assumirmos nossos compromissos como Sal da terra e Luz do Mundo em nossas realidades paróquias. Peçamos a Jesus a graça de praticar o amor, construindo assim fraternidade e minoridade em nossas Paróquias”, pediu o frade. Frei Amilton lembrou ainda que, “a missão que assumimos não é propriedade nossa, é obra de Deus assim como entendeu São Francisco e só tendo essa consciência podemos de fato ver os frutos acontecendo em nossa missão”.
O documento da Ordem intitulado como: “Enviados a Evangelizar em fraternidade e minoridade na Paróquia”, lançado em 2009, é uma das pautas para reflexão deste encontro. O texto tem o objetivo de oferecer ajuda à fraternidade universal, sobretudo às fraternidades presentes e operantes nas paróquias, para realizar essa forma particular de evangelização, segundo os valores do carisma franciscano e em particular, os da fraternidade e minoridade. Frei Gilmar Nascimento, OFM, Secretário de Evangelização e Missão, lembrou a forma como este documento expõe o que é o diferencial e o que é próprio das paróquias conduzidas pelo carisma franciscano: “quando frequentamos nossas paróquias, vemos que os trabalhos realizados em cada realidade trazem um diferencial que favorece o carisma. Uma vez sendo semeada pelos frades, crescem na vida comunitária”, lembrou Frei Gilmar, ao apresentar o documento que norteia a presença franciscana na paróquia.
Entre as partilhas durante o encontro, os leigos trouxeram a tona os desafios das Paróquias Franciscanas, mas ao mesmo tempo luzes para renovar os trabalhos paroquiais. Entre os temas apresentados em comum está a reflexão acerca dos trabalhos pastorais e paroquiais com auxílio das redes sociais, após o tempo forte da pandemia.
A programação do encontro também busca refletir, repensar e traçar propostas acerca do Plano Pastoral Paroquial Franciscano. Ao final do encontro, feitas as ressonâncias em grupo e discutidos os pontos já presente no texto, a ideia é torná-lo próximo e atuante em cada realidade paroquial.
Fonte: Comunicação Provincial
Fotógrafo: Tamires (Pascom Paróquia Imaculada Conceição, Pesqueira-PE)
Reprodução: OFM Santo Antônio
https://www.ofmsantoantonio.org/noticia/encontro-de-parocos-e-leigos-acontece-em-caninde-no-ceara–2022-08-20-11-04-51/