Quem visita os espaços do Santuário de Canindé nestes dias, percebe a intensa movimentação no cuidado da limpeza, organização dos espaços e da montagem da estrutura para a início da Festa de São Francisco 2022 que começa na madrugada do dia 6 de outubro com a acolhida das caminhadas, Hasteamento das Bandeiras e Missa de Abertura.
No patamar da Basílica de São Francisco já encontramos a montagem das estruturas de som, palco e iluminação para a programação dos Festejos, assim também como na Praça dos romeiros onde acontece o Novenário. O marrom nas vestes dos peregrinos já começa a ser visto com mais frequência mostrando o quanto as expectativas no coração dos devotos acompanham a movimentação nos espaços e se tornam uma extensão da preparação para bem acolher quem participar do tempo forte da romaria de Canindé.
Caminhadas se dirigem a Canindé para o início da Festa de São Francisco
Mas a Festa de São Francisco, inicia um pouco mais cedo para aqueles e aquelas que vem em caminhada das comunidades rurais e cidades vizinhas para participar da abertura dos Festejos. São quilômetros de fé, partilha e agradecimento que encontram junto ao Padroeiro de Canindé, alivio, auxilio e testemunho para seguir nas estradas da vida. Após dois anos com os festejos acontecendo de forma virtual, as tradicionais peregrinações para o início da Festa, voltam a acontecer enchendo o coração das comunidades de ânimo e vigor.
Na Comunidade Bonitinho distante cerca de 23 km da sede do município, os trabalhos das peregrinações já deram início com um Tríduo em preparação para a Festa deste ano. A agente de pastoral Socorro em conversa com nosso site fala que a muitos anos já é realizada esta peregrinação, e que a programação da caminhada começa com a última noite do tríduo e a recepção da comunidade Serrinha dos Apagões que segue em caminhada com a comunidade. O percurso segue ainda pelas comunidades Vazante do Ipu e Ipu Monte Alegre. Socorro ainda partilha sobre a importância da caminhada, pois representa fé e esperança. “Passamos dois anos sem realizar esta peregrinação, mas sempre com a certeza que logo estaríamos juntos novamente caminhando e louvando ao nosso Pai São Francisco” frisou a agente.
Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário
Fotos: Rogério Sales e Roberto Alves