Em procissão e romaria rumo a Abertura da Festa de São Francisco 2022

                Quem visita os espaços do Santuário de Canindé nestes dias, percebe a intensa movimentação no cuidado da limpeza, organização dos espaços e da montagem da estrutura para a início da Festa de São Francisco 2022 que começa na madrugada do dia 6 de outubro com a acolhida das caminhadas, Hasteamento das Bandeiras e Missa de Abertura.

            No patamar da Basílica de São Francisco já encontramos a montagem das estruturas de som, palco e iluminação para a programação dos Festejos, assim também como na Praça dos romeiros onde acontece o Novenário. O marrom nas vestes dos peregrinos já começa a ser visto com mais frequência mostrando o quanto as expectativas no coração dos devotos acompanham a movimentação nos espaços e se tornam uma extensão da preparação para bem acolher quem participar do tempo forte da romaria de Canindé.

Caminhadas se dirigem a Canindé para o início da Festa de São Francisco

            Mas a Festa de São Francisco, inicia um pouco mais cedo para aqueles e aquelas que vem em caminhada das comunidades rurais e cidades vizinhas para participar da abertura dos Festejos. São quilômetros de fé, partilha e agradecimento que encontram junto ao Padroeiro de Canindé, alivio, auxilio e testemunho para seguir nas estradas da vida. Após dois anos com os festejos acontecendo de forma virtual, as tradicionais peregrinações para o início da Festa, voltam a acontecer enchendo o coração das comunidades de ânimo e vigor.

            Na Comunidade Bonitinho distante cerca de 23 km da sede do município, os trabalhos das peregrinações já deram início com um Tríduo em preparação para a Festa deste ano. A agente de pastoral Socorro em conversa com nosso site fala que a muitos anos já é realizada esta peregrinação, e que a programação da caminhada começa com a última noite do tríduo e a recepção da comunidade Serrinha dos Apagões que segue em caminhada com a comunidade. O percurso segue ainda pelas comunidades Vazante do Ipu e Ipu Monte Alegre. Socorro ainda partilha sobre a importância da caminhada, pois representa fé e esperança. “Passamos dois anos sem realizar esta peregrinação, mas sempre com a certeza que logo estaríamos juntos novamente caminhando e louvando ao nosso Pai São Francisco” frisou a agente.

Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário

Fotos: Rogério Sales e Roberto Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário