Antes mesmo da chegada do dia 24 de setembro, já era significativa a movimentação em torno da Basílica de São Francisco. Ao som de cantos franciscanos e de orações, os romeiros, devotos e canindeenses vinham em procissão das diversas comunidades e cidades vizinhas para participar da abertura de mais uma festa dedicada ao padroeiro de Canindé. As horas foram se passando, e, às 4h da madrugada, ao raiar da aurora, a multidão viu com o hasteamento das bandeiras e a Celebração Eucarística ter inicio mais um tempo forte da romaria.
O céu ainda escuro, logo foi iluminado por fogos e pela Basílica que se revestiu de luzes. O repique do sino, era acompanhado pelas batidas do coração dos presentes que participavam emocionados do momento festivo. A bandeira do Brasil foi hasteada pelos jovens de Canindé que participaram da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa Portugal em agosto deste ano; já a bandeira do município pela Prefeita da cidade, Rosário Ximenes. A bandeira de São Francisco ganhou espaço no topo do mastro quando erguida por frades menores que compõe a fraternidade local e que neste ano celebram o centenário da chegada da Ordem em Canindé e ainda das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição que celebram em 2024 cem anos da chegada a cidade cearense.
Seguindo a liturgia própria do 25º domingo do Tempo Comum, o presidente da celebração, Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário alertou para o tema proposto pela Festa deste ano: São Francisco nos ensina a viver o Evangelho na Fraternidade. O frade destacou a necessidade de uma sensibilidade a graça de Deus para percebê-lo nos irmãos, a justiça de Deus que é permeada pela Misericórdia e que é preciso acolher como fez Francisco no seu tempo a cada irmão que nos é dado como um presente de Deus.
Ao final da homilia, o frade fez um convite à comunidade: “Que nesta festa possamos exercer a comunhão e o olhar empático para o outro. A evangelização se dá quando acolhemos a todos e não fazemos diferença dos outros. Que nosso coração esteja aberto para o amor de Deus para que possamos abraçar a todos e formar a verdadeira fraternidade através dos acolhimentos e do cuidado.”
O clima festivo seguiu após a celebração com músicas no patamar do Santuário entoadas pela Banda de música J Ratinho e a movimentação no interior do santuário que recebeu uma decoração especial para os dias da Festa.
A programação dos festejos segue até o próximo dia 5 de outubro. Para este domingo as celebrações acontecem as 7h30, 9h, 11h e 16h. Ás 18h acontece a primeira procissão com o Painel saindo da Basílica percorrendo as ruas: Aristides Rabêlo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica, onde acontece a benção de São Francisco e um show dos Romeiros com artistas locais as 21h.
Texto: Serviço de Comunicação do Santuário de Canindé