Dom Júlio, lembra elementos essenciais para vivência da Sabedoria do Evangelho como Igreja na quarta noite da Novena

            Durante toda a última segunda feira (11), a movimentação tímida no Santuário, proporcionava uma fluidez na movimentação nos espaços sagrados. Ao cair da tarde, na Praça dos Romeiros, a imagem já era diferente. Os peregrinos e devotos preencheram os espaços do anfiteatro para celebrar a quarta noite da Novena de São Francisco das Chagas.

            As paróquias dos municípios de Canindé, Caridade, Paramoti, Itapebussu e Campos Belos que compõem a Região Episcopal São Francisco das Chagas assumiram a noite e trouxeram suas romarias, estandartes e bandeiras para lembrar as comunidades paroquiais. A novena seguiu todo o seu roteiro a partir do subtema São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho na Igreja.

O estado homenageado desta 4ª noite foi Sergipe

            A pregação da noite foi realizada por Dom Júlio Cesar, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, que acompanhou o percurso da procissão com o Painel e também conduziu a Benção com o Santíssimo Sacramento. Durante a reflexão, o bispo lembrou alguns elementos essenciais para se acolher a sabedoria do Evangelho como Igreja. Um primeiro elemento é a acolhida aos pobres: Um dia eles nos irão receber na Casa de Deus e a Igreja deve ficar sempre perto dos pequenos e desfavorecidos, recordou Dom Júlio. Um outro elemento é saber que a sabedoria do Evangelho não é fruto da inteligência humana, mas obra do Espírito Santo. O prelado resgatou ainda um elemento especial na acolhida dos frutos advindos da Boa Nova: coragem e disposição assim como fez Francisco ao ouvir as palavras sobre a vida de Jesus e deixou toda a ganância e avareza para assim anunciar e entrar no reino de Deus.

            Durante a pregação, a Igreja foi apresentada em sua essência missionária, em saída e sempre de portas e janelas escancaradas para acolher a todos. Lembrando o período em que vivemos marcado pela polarização, o bispo elevou uma prece junto com o povo de Deus para que se acabe toda a divisão, preconceito e sedimentação. “Deus está na unidade e não na divisão”, lembrou prelado.

            A novena seguiu com o seu roteiro de costume e a procissão com o Painel de São Francisco fez o seu último percurso pela Simão Barbosa, passando a partir de hoje a voltar pela Avenida Francisco Cordeiro Campos, devido o número de romeiros que passarão pela cidade esses dias

Colaboração de texto: Roberto Alves e Caio Renan

Fotos: Jander Silva e Caio Renan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário