O dia de Finados, para os cristãos católicos, é o momento de recordar das pessoas queridas que já partiram desta vida. Não é um momento de tristeza, ao contrário, é um gesto de confiança e de fé no Deus da Vida que é “Senhor dos Vivos e dos Mortos”.
O dia 2 de novembro é, por isso, ocasião de renovarmos nossa fé na Ressurreição de Cristo e também em nossa ressurreição, pois “Se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Tm 2, 11). Assim, expressamos a fé que temos na vida eterna, a vida junto de Deus e que começa já aqui na terra, quando procuramos fazer sua vontade, vivendo como Jesus viveu.
Em Canindé, a celebração do Dia de Finados acontece com missas na Basílica e na Capela do cemitério São Miguel. Tanto os que residem em Canindé, quanto os que moram em outras localidades aproveitam essa data para restaurar os túmulos e prestar suas homenagens colocando flores, acendendo velas ou simplesmente fazendo suas orações.
Saiba mais…
Celebrando a Santidade
Ainda no dia 01 desse mês de novembro celebramos também o o Dia de Todos os Santos. A intenção dessa data é mostrar que, assim como aqueles que fizeram de suas vidas o caminho para Deus, nossa vocação também é a santidade. Seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo podemos, mesmo com nossas imperfeições, viver esta santidade nos rendendo à vontade do Deus Altíssimo, no amor e na comunhão fraterna.
Fraternas Recordações…
Memória do Irmão Menor, Frei Reginaldo Araújo, Ofm
No próximo dia 19 de dezembro, completará um ano que Frei Reginaldo foi chamado pela irmã Morte Corporal.
Como é bom recordarmos aqueles que seguiram os passos de Cristo, no serviço aos pobres, como o frade menor, Reginaldo. Fica em nossos corações a saudade e esperança de tantos irmãos e irmãs que partiram para a Casa do nosso Pai.
Confira a Programação para o Dia de Finados em Canindé
5h – Celebração Eucarística, na Capela do cemitério São Miguel
6h – Santa Missa da Basílica de São Francisco (Obs: Santa Missa transmitida pela Rede Vida de Televisão, às 7h da manhã, horário de Brasília.
6h – Celebração Eucarística, no Mosteiro das Irmãs Clarissas
9h – Celebração Eucarística, na Quadra da Gruta, atrás da Basílica
9h – Celebração da Palavra, no cemitério São Francisco
16h – Celebração Eucarística, na Quadra da Gruta, atrás da Basílica
18h – Celebração Especial de Finados, no cemitério São Miguel
Fonte: Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé e Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaborações: Frei Marcos Carvalho, Ofm e Cirano Allyson (Liturgia Paroquial).