Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e Cone Sul acontece em Canindé

Representantes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos da América do Sul reunidos na Assembleia da Conferência dos Ministros Provinciais Franciscanos do Brasil e do Cone Sul.

O Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, Ceará, Brasil, acolhe nesta semana um encontro especial que reúne fraternidade, reflexão e esperança. Trata-se da Assembleia da Conferência dos Ministros Provinciais Franciscanos do Brasil e do Cone Sul, que reúne representantes de várias regiões do país e também de países vizinhos da América do Sul.

O objetivo do encontro é fortalecer a comunhão entre as Províncias Franciscanas e aprofundar temas centrais da missão da Ordem dos Frades Menores, que há mais de 100 anos administra o Santuário em Canindé.

Um espaço de comunhão e missão

Segundo o presidente da Conferência, Frei Fernando dos Santos, OFM, este é um espaço privilegiado de animação da vida religiosa franciscana:

“A Conferência dos Ministros Provinciais e das Custódias do Brasil e Cone Sul é uma instância de fomentação da vida franciscana, que abrange doze entidades: nove no Brasil, uma no Chile e duas na Argentina e no Paraguai. Reunimo-nos duas vezes por ano em assembleia para levar adiante todo o projeto de vida e missão da Ordem, em comunhão com nosso Ministro Geral e seu definitório.”

Frei Fernando destacou ainda que a assembleia dá continuidade às decisões tomadas em encontros ampliados, como o realizado em março deste ano, em Córdoba (Argentina), onde foram definidas prioridades para as secretarias de Formação e Estudos e de Evangelização e Missão.

Confira alguns registros desse momento:

Canindé como lugar escolhido

O presidente da Conferência explicou também a escolha de Canindé como sede desta segunda assembleia do ano:

“A acolhida fraterna do Convento Santo Antônio e do Santuário, aliada à proximidade da festa de São Francisco, tornam este lugar especial. Muitos frades ainda não conheciam a riqueza da devoção vivida aqui, e é uma grande oportunidade para partilharmos experiências, desafios e esperanças, alimentando a nossa comunhão como irmãos.”

Palavra do Presidente da Conferência

Frei Fernando dos Santos, OFM, presidente da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e Cone Sul, fala sobre o encontro realizado no Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé.

A assembleia teve início na tarde da última terça-feira e segue até a próxima sexta-feira, 5 de setembro, reunindo os Ministros Provinciais em momentos de oração, planejamento e partilha de vida fraterna. O encontro está acontecendo no auditório da Pousada Franciscana – CEFRAE (Centro Franciscano de Acolhimento e Evangelização), do Convento Santo Antônio de Canindé.

__________

Saiba como colaborar com as obras de evangelização do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé-CE:

(85) 3343-9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário

Chave Pix para contribuições: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário