Está aberta ao público, no período de 17 a 21 de novembro deste ano, no Centro de Treinamento da Paróquia de São Francisco, a Exposição Historiográfica de rádios receptores antigos nacionais e internacionais e de outras antiguidades, do expositor e curador Francisco Wilson Raulino.
A programação teve início com abertura da exposição no último dia 15, sábado, reunindo convidados e homenageados. Durante a abertura houve apresentação de uma aluna do colégio Menino Jesus de Canindé, com texto intitulado: “Canindé, a paixão pelo Rádio”. A palestra “A Radiofonia Cearense de 1934 aos dias atuais”, foi feita pelo palestrante Dr. Anderson Maia Nogueira (presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará). Logo em seguida aconteceu o decerramento da fita inaugural pelo expositor e curador Francisco Wilson Raulino, onde os presentes puderam apreciar os objetos expostos com suas fichas técnicas e conteúdos históricos e conceituais.
Esta é uma grande oportunidade para conhecer peças de rara beleza com a história dos rádios, bicicletas, máquinas de escrever, e outras antiguidades. Venha fazer uma visita com sua família!
Vamos acompanhar algumas imagens da exposição:
Agenda de visitas
Aberto ao público: 17 a 21 de novembro de 2014
Horário: 08h às 17h – tempo integral
Local: Auditório do Centro de Treinamento
Entrada: gratuita.
A mensagem de Wilson Raulino
Depois de quatro anos de espera, é o grande dia; a tão esperada exposição de rádios antigos e de outras antiguidades do acervo museológico deste expositor.
Ao longo de dez anos, venho adquirindo rádios antigos e outras peças de existência rara para compor o meu acervo particular. Nesse espaço temporal fiz uma introspecção da importância desses objetos para conhecimento da coletividade. Analisando a historicidade dessas peças, percebi que seria muito altruísmo de minha parte, se não compartilhasse com a sociedade a existência desses bens históricos com aqueles que apreciam e valorizam antiguidades.
Na amplitude do pensamento humano e dentro contexto da exposição, resolvi apresentar a História do Rádio no Brasil; no Ceará; e nos Sertões de Canindé, inclusive, com fotografias. As emissoras do Estado do Ceará abordadas foram as seguintes: Fortaleza (Rádio Assunção Cearense, Rádio Cidade; Rádio Verdes Mares; Ceará Rádio Clube; Rádio Uirapuru; Rádio Dragão do Mar, e Rádio Iracema); Canindé (Rádio Jornal e Rádio São Francisco); e Caridade (Rádio Vanguarda). (Trecho da mensagem do expositor e curador Wilson Raulino)
Saiba mais…
Durante os dias de exposição alunos das escolas de Canindé tem realizado visita a fim de conhecer mais sobre a história dos rádios, dentre essas visitas registramos alunos da escola profissional Capelão Frei Orlando, da turma do 2º ano de Técnico em Informática, acompanhados pelos professores Lucas e Flávia Ramalho.
Produção/Realização: Francisco Wilson Raulino (expositor e curador). Apoio: CEPAM, Secretaria da Cultura, Lions Clube de Canindé, Panificadora Trigo Vita, Bicipeças e PROINC (Projetos Integrados de Canindé).