Em 1970, a celebração da missa dos vaqueiros começou a integrar o calendário da Festa de São Francisco. Por intermédio do poeta popular, Raimundo Marreiro, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje tesouro vivo do Ceará, Dina Maria Martins, que mantém viva essa tradição entre vaqueiros e a fé.
A primeira missa foi celebrada em 1970, dia 01 de outubro. Pelo então vigário, Frei Lucas Dolle. Devido ao sucesso e repercussão da Festa de São Francisco, em 1976, a cavalgada da fé contou a presença do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Desde então, a cavalgada que completa este ano, 44 anos, segue o mesmo percurso que naquele ano o Rei do Baião percorreu. Saiu, as 8h, do parque de exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, percorre a Avenida São Francisco, ruas Joaquim Magalhães, Praça da Basílica, Aristides Rabelo, José Veloso Juca, travessa João Pinto e, estátua de São Francisco.
A missa do vaqueiro foi celebrada, ás 10h, na capela de São Pedro, localizada no Alto do Moinho, presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Frei Amilton OFM, na presença de muitos romeiros e vaqueiros de toda a região Sertão Central do Estado.
Confira algumas imagens da caminhada e celebração:
Fonte: Rádio São Francisco. Colaboração fotos: Antônio C. Alves
Portal Regional Destaca: Missa dos Vaqueirosatrai 1.500 sertanejos a Canindé
Confira matéria completa clicando aqui!
Uma resposta
Linda festa q São Francisco continue abençoado essa linda festa!