Canindé em Festa: Abertura dos Festejos de 2024

Canindé celebra mais uma edição da bicentenária festa de São Francisco das Chagas

A aurora risonha e festiva do dia 24 de setembro brilha intensamente em Canindé, no Sertão Central do Ceará. Com o hasteamento da bandeira de São Francisco e a celebração da Santa Missa iniciaram-se os festejos que durarão até o dia 5 de outubro, ao meio-dia.

Desde as primeiras horas da terça-feira as caminhadas chegavam ao patamar da Basílica, onde eram acolhidas com cantos e orações.

Neste ano, durante o novenário, será refletido pelos canindeenses e romeiros o seguinte tema: “As chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, em alusão à comemoração dos 800 anos da estigmatização das cinco chagas de Cristo em São Francisco.

Antes do início da celebração eucarística, as bandeiras do Brasil e do Município foram hasteadas por representantes dos poderes públicos. A bandeira de São Francisco envolvida pelos devotos ao som do tradicional canto “Raia aurora” foi sendo içada por representantes da Família Franciscana que, em meio a tantas comemorações jubilares, celebram ainda 125 da Ordem Franciscana Secular em Canindé e 30 anos da presença das Irmãs Clarissas.

A Missa de Abertura dos festejos foi presidida pelo reitor do Santuário de Canindé, Frei Gilmar Nascimento e concelebrada por frades vindos das diversas regiões da Província de Santo Antônio e padres da arquidiocese de Fortaleza. Durante a homilia, Frei Gilmar foi apresentando o modelo de Francisco como aquele que, assim como narra o Evangelho de São Lucas, ouviu e pôs em prática a Palavra de Deus. O reitor do Santuário recordou um dos fatos importantes da vida do santo, quando se encontrou com o Evangelho: “Em um certo momento Francisco ouviu o Evangelho que relatava o envio missionário dos apóstolos, depois da Missa ouvindo a orientação do Padre Francisco exclamou com força: é isso que eu quero, que eu procuro de todo coração”.

Frei Gilmar continuou lembrando que Francisco assumiu verdadeiramente o seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e, assim como o Santo padroeiro, os seus devotos, podem vivenciar esta Palavra se colocando na escuta para ouvir os sinais de Deus e assim também fazer parte da Família de Jesus.

Lembrando ainda o contexto da celebração do oitavo centenário do dom dos estigmas, Frei Gilmar ressaltou que Francisco sofreu muito com as dores das chagas, das doenças, mas por ser um homem de oração foi capaz de encontrar e viver a verdadeira felicidade. Se dirigindo ao povo, o pregador recordou que “aqui também vemos homens e mulheres sofridos e que por intercessão de São Francisco das Chagas conseguem encontrar uma vida nova. Estes exemplos nos convidam a alimentar diariamente a nossa fé, vivendo o diálogo, o respeito, a oração e o cultivar o amor fraterno”.

Ao final da homilia, Frei Gilmar ressaltou o caminho para verdadeira felicidade que está no itinerário proposto pelo Evangelho, na escuta acompanhada da prática.

Ao final da celebração, os devotos tiveram acesso ao interior da Basílica para realizarem suas preces diante da imagem de São Francisco, presente no altar mor e ornada de forma especial para estes dias festivos.

A programação deste primeiro dia segue com Missas às 9h e 16h na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e ao final do dia a primeira procissão com o Painel de São Francisco por algumas ruas da Cidade.

Confira alguns registros do momento de abertura da Festa de São Francisco das Chagas 2024:

Texto: PasCom e SerCom do Santuário
Fotos colaboração: Rogério Sales, Jander Silva e Antônio C. Alves

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário