Com sentimentos de saudade, alegria e fé é que concluímos mais uma festa de São Francisco das Chagas em Canindé, no Ceará. Pudemos partilhar durante todos esses dias a mística franciscana e momentos riquíssimo de evangelização na mensagem franciscana, que também ficou marcado por muitos desafios, mas com confiança em Deus e o Santo de Assis foram superados, para o bem da nossa missão evangelizadora, dos seus devotos, romeiros, paroquianos.
Estivemos juntos desde a abertura, dia 09, com o hasteamento da Bandeira, nas noites da novena, missas, via-sacra, na partilha da vida do encontro com o próximo, e agora na despedida, que será marcada pelo arriamento da Bandeira e as bênçãos de São Francisco pelos frades franciscanos.
Os romeiros comumente no dia 19 logo após a Santa Missa e procissão com a imagem do andor de São Francisco, estão de malas prontas para retornarem as suas casas, nos lugares mais longínquos, carregados de toda a energia franciscana, testemunhas do Evangelho, e prontos para levar algo de novo para suas famílias e comunidades, a assumir um compromisso com São Francisco na construção de um mundo mais digno e mais fraterno.
Neste dia, 20, em especial a comunidade canindeense e muitos romeiros compareceram para agradecer os frutos de mais uma festa, com todas as suas benevolências e eventualidades, que no fim o resultado será sempre alcançado, pois o trabalho é um projeto de Deus, que escolheu justamente esta pequena cidade, simples, no interior do Ceará, para ser mais uma casa do Santo de Assis e de seus devotos.
Confira imagens desse momento:
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.
Saiba mais…
Romeiros se despedem com bênção dos chapéus
Canindé. Peregrinos vindos dos mais diversos pontos do País se despediram, ao meio-dia de ontem, do maior Santuário Franciscano das Américas na busca da cura e da fé. Todos os anos, em Canindé, as mesmas lembranças se repetem e se renovam. A multidão avançando em direção ao templo, o coro de milhares de fiéis fazendo referências e rezas em forma de cânticos, a união das famílias na passagem do cortejo pelo corredor religioso para pedir graças. A festa de São Francisco das Chagas de Canindé terminou oficialmente com a tradicional bênção dos chapéus e com o arriamento da bandeira do santo, que permaneceu hasteada por 11 dias.
Na opinião do pároco e reitor do Santuário de Santo Antônio do Brasil, frei João Amilton dos Santos, os romeiros pedem ao protetor da natureza o que não conseguem com as autoridades. O franciscano disse que a romaria de Canindé tem três momentos emocionantes. Primeiro, na madrugada da abertura, quando é celebrada a missa com a presença dos padres que participam dos festejos e o hasteamento da bandeira de São Francisco. O segundo, no dia dedicado ao santo, quando a imagem de São Francisquinho sai pelas ruas arrastando multidões e, por último, a bênção dos chapéus e o arriamento da bandeira.
(Veja notícia na íntegra, clique aqui!)
Veja mais notícias da Festa de São Francisco 2014!
Veja também…
Jornal Diário do Nordeste: Festa em Canindé é encerrada com 20% de romeiros a menos
Canindé. Mãos erguidas em agradecimento pelas graças alcançadas e orações por vidas melhores. Os romeiros que durante dez dias renderam homenagens ao santo símbolo da humildade e da fraternidade, São Francisco, que é de Assis, das Chagas, e nesses dias, no Ceará, mais intensamente de Canindé, despediram-se, ontem, dos festejos no município do Norte do Estado. A estimativa da Igreja é que 800 mil pessoas passaram pela cidade. Porém, a quantidade é 20% inferior aos anos anteriores, quando cerca de um milhão de fiéis comparecia à festa.
Apesar do menor número, milhares de romeiros lotavam as ruas da cidade. Devotos de diferentes lugares, com distintos pedidos e agradecimentos, e sobretudo, fortes demonstrações de devoção ao santo protetor da natureza. A procissão, que ocorreu após a missa das 17h na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ontem, percorreu as principais ruas de Canindé. No cortejo, o andor com a primeira estátua de São Francisco a chegar a Canindé, que tem 62cm, foi carregado e ovacionado pelas ruas.
(veja notícia na íntegra, clique aqui!)