Na manhã do domingo, dia 15 de setembro, a cidade de Canindé acolheu uma das maiores romarias de motociclistas do mundo, da cidade de Fortaleza, Ceará, que neste ano trouxe como tema: “Com fé e respeito ao trânsito chegaremos a Canindé”.
Já é uma tradição todos os anos os devotos de São Francisco virem a Canindé participando dessa romaria, que comumente sai da Avenidade Mister Hull, pelo trajeto da BR-020.
A chegada na cidade da fé aconteceu por voltas das 10h20, e os devotos foram em direção a Praça dos Romeiros para concluir o trajeto recebendo a Bênção de São Francisco, pelos frades franciscanos jovens.
Durante esse dia, os motociclistas romeiros aproveitam também para visitar vários pontos do Santuário, como a Basílica, o Zoológico, o Museu, a Estátua de São Francisco, entre outros.
Outras localidades vizinhas a Fortaleza também organizam a sua romaria para vir neste dia, fato este que a cidade de Canindé fica tomada por esses visitantes, e assim muitos canindeenses se organizam para acolhe-los, prestando serviços diversos.
Confira algumas imagens que fizemos durante a bênção, na Praça dos Romeiros.
Saiba mais…
Operação de apoio a Romaria
Durante o percurso da motorromaria, a Polícia Rodoviária Federal realizou a operação mão única, como o várias viaturas, policiais, apoio médico, entre outros.
A PRF fez a condução com batedouros durante todo o percurso, sendo que a mesma ainda realizaria uma operação para a viagem de volta, com policiais disciplinando o trânsito, afim de garantir a segurança dos motociclistas. Como orienta a PRF é importante agir com o máximo de prudência, visando impedir ultrapassagens arriscadas e o abuso de velocidade.
De acordo com a PRF, também teria fiscalização de alcoolemia.
“É vital o motociclista respeitar as leis de trânsito, assim respeitar a sua vida e de outrem: não fazendo uso de bebida alcóolica, já que romaria é momento de evangelização, tornando toda viagem tranquila, com responsabilidade, pois é isso que São Francisco quer de todos os irmãos e irmãs – o respeito à vida.
Uma verdadeira romaria de fé
Uma das preocupações do Santuário é fazer com que as romarias que cheguem a Canindé busquem viver os princípios fundamentais da fé, fazendo desse momento um retiro espiritual, encontro de vida, penitência e oração. “Confundir a romaria apenas como um momento de lazer” perde o seu sentido, o que pode ser passível, e isso não possibilita o cristão a uma mudança de vida, uma conversão interior, por isso é importante que o devoto aproveite bem esse momento de visita e permanência no Santuário. Pense nisso devoto de São Francisco!
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.
Uma resposta
amo de coração todos os anos levo a minha familia para vizita o canide tenho graças alcançada e agradeço sempre