O Grito dos (as) Excluídos (as) é uma manifestação popular que busca seus direitos juntamente com o povo através de movimentos sociais. Essa ideia surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos aconteceu em 1995, desde então, todos os anos são manifestados temas novos. Esse ano, com a 20ª edição do movimento, vem o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”.
Em Canindé, o movimento acontecerá neste dia 7 de setembro, no desfile cívico. A concentração se dará ao lado da Quadra Paroquial, por volta das 7:30 da manhã. Teremos envolvidos vários movimentos sociais e grupos, reivindicando ainda uma necessidade urgente para a cidade diante da escassez de água, como água no direito de todos.
Saiba mais…
Entre os dias 1 e 7 de Setembro estará acontecendo o Plebiscito Popular.
Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.
Para solucionar todos os problemas fundamentais da nossa sociedade (educação, saúde, moradia, transporte, terra, trabalho, etc.) chegamos a conclusão de que não basta mudarmos “as pessoas” que estão no Congresso. Precisamos mudar “as regras do jogo”, mudar o Sistema Político Brasileiro. E isso só será possível se a voz dos milhões que foram as ruas em 2013 for ouvida. Como não esperamos que esse Congresso “abra seus ouvidos” partimos para a ação, organizando um Plebiscito Popular que luta por uma Assembleia Constituinte, que será exclusivamente eleita e terá poder soberano para mudar o Sistema Político Brasileiro, pois somente através dessa mudança será possível alcançarmos a resolução de tantos outros problemas que afligem nosso povo.
Precisa-se de 10 milhões de votos para que essa constituinte seja aceita, portanto, é de grande importância seu voto.
Para mais informações acesse: <https://plebiscitoconstituinte.org.br>
Veja também…
Regiões Episcopais da Arquidiocese de Fortaleza realizam Grito dos Excluídos
Fonte: Equipe de Comunicação do Site e Site do Plebiscito Constituinte