Embora tenha vivido 800 anos atrás, São Francisco de Assis mostrou uma atitude extremamente contemporânea: o respeito e a veneração para com a natureza. Ele não via a natureza como algo fora de nós, mas como algo que fazia parte da relação entre o homem e a criação de Deus, contemplada pela natureza.
O Papa João Paulo II, no ano de 1979, declarou São Francisco padroeiro, junto a Deus, daqueles que se empenham pela ecologia.
Nesse dia 05 de Junho quando comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente o Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas celebrará Santa Missa em ação de graças a Ecologia, às 17h, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora, atrás da Basílica.
Na ocasião o celebrante, Frei João Sannig, Ofm, fará o lançamento de um folder sobre o Zoológico de Canindé, que será distribuido. Venha experimentar a mensagem franciscana, à luz do Evangelho, sobre a ecologia!
Saiba mais…
São Francisco e os animais
Num certo dia, São Francisco queria ser amigo dos animais. Mas, quando se aproximava, estes fugiam com medo. Então o Santo percebia que algo estava errado no relacionamento entre homens e animais. Os homens perseguiam os animais, os caçavam, os matavam e por isso os animais, já instintivamente, fugiam e se escondiam. Durante dois anos, São Francisco falava mansamente aos animais, até que estes perceberam que ele era um homem diferente: seu grande amor a Deus-Criador deixava crescer nele o respeito e o amor por todas as criaturas. Conta-nos o cronista São Boaventura na legenda maior, no capítulo 8º: “Viajando certa vez pelos arredores de Sena, encontrou nos campos grandes rebanhos de ovelhas. Mal as saudou, afavelmente, e todas pararam de pastar e correram para ele, levantando a cabeça e fixando-o com os olhos. Fez-lhes tanta festa, que os pastores e os irmãos ficaram maravilhados de vê-las contentes, desde os cordeiros até aos carneiros; em outra ocasião, ofereceram ao homem de Deus uma lebrezinha viva, que, posta no chão e livre para fugir para onde queria, correu para o regaço do bondoso Pai quando este a chamou. Francisco acariciou com ternura e afeto, demonstrando-lhe um amor quase materno.”
Ações que ajudam o nosso planeta:
– Plantar árvores;
– Evitar o desperdício de água;
– Diminuir o uso de detergentes;
– Substituir as toalhas de papel pelas de pano;
– Economizar energia elétrica;
– Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
– Economizar gás;
– Limitar o uso de veículos;
– Limitar o uso de plásticos (reaproveitar embalagens);
– Limitar o uso de aparelhos com pilhas;
– Não jogas lino nas ruas, praias e rios;
– Separar adequadamente o livo que pode ser reciclável como alumínio, vidro, papel, etc;
– Usar copo de vidro no trabalho, limitando o uso de copos descartáveis;
– Reaproveitar papel como rascunho;
– Economizar materiais não recicláveis.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.