Caríssimos romeiros e romeiras! Chegamos ao mês de outubro, mês em que celebramos o dia de São Francisco. Com certeza um dos períodos mais esperados por todos nós que adotamos como caminho evangélico de vida a espiritualidade franciscana, ou seja, seguir o Cristo pobre e crucificado a exemplo de Francisco.
Francisco nasceu no ano de 1182, na cidade italiana de Assis. Descendente de família burguesa, seus pais eram Pedro Bernardone (rico e importante comerciante de Assis) e Dona Picca. Foi criado em meio ao luxo e as riquezas de seu tempo, era muito alegre, tinha muitos amigos, gostava de festas, de farras e trazia consigo desde criança o sonho de ser um grande cavaleiro, pois lhe tornaria importante e traria reconhecimento social.
Após sua participação em algumas guerras, percebeu as consequências que traz uma batalha, foi-se deixando tocar pelo chamado e pela graça de Deus. Aos poucos foi percebendo a quem deveria servir, obedecer e ser dócil. Firme na certeza de que encontrou o verdadeiro caminho, deixou tudo que tinha conquistado até aquele momento. O jovem Francisco reformulou seus sonhos, seus anseios, desejos e iniciou uma vida de conversão total ao Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo.
Se pararmos para meditar um pouco sobre a vida de São Francisco, é fácil perceber quantas maravilhas Deus é capaz de realizar na vida daqueles que se deixam conduzir inteiramente por sua Palavra, por seus projetos e ensinamentos. Quando Francisco iniciou seu caminho de conversão, acredito que ele não tinha o mínimo intuito de fundar uma ordem religiosa. Ele não imaginava a importância que viria a ter o franciscanismo para a Igreja, para o mundo, e que após oitocentos anos de seu “Sim” ao projeto de Jesus, continuaria conquistando pessoas para Deus.
Hoje de forma particular o franciscanismo continua vivo, vibrante e atuante no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé. De forma muito especial na vida de cada romeiro e romeira que, anualmente, vai a Canindé pagar suas promessas, rever o santo querido, visitar o irmão de caminhada. É impossível ir ao Santuário e não tomar um banho de fé.
No rosto de cada pessoa que visita o Santuário é fácil perceber um pouco de Francisco de Assis. Pessoas sofridas, marginalizadas, que não tem voz e nem vez, e que tem como seu verdadeiro e único tesouro a fé em Deus, expressada através da devoção ao Santo querido.
Nesse ambiente repleto de fé mergulhamos no profundo mistério de abraçar a morte como irmã e companheira que nos leva definitivamente para o seio acolhedor de Deus. Resta-nos louvar e agradecer a Deus pelo dom da vida de Francisco de Assis!
Texto: Frei Landes Marinho, ofm
Saiba mais…
Veja a programação para o dia 04 de outubro, sábado, no Santuário de Canindé
Missa na Basílica/Quadra da Gruta
6h; 9h; 16h e 18h
Veja também a programação da Festa de São Francisco 2014, de 09 a 19 de outubro (Clique aqui!)
Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site.
Uma resposta
Dia 14 de Outubro 2014, eu e minha familiar estaremos em CANINDE se Deus nos permitir, será uma grande festa para São Francisco…..viva São Francisco################