Todos os anos, no mês de outubro, acontece o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Esse tipo de câncer, muitas vezes silencioso em seus estágios iniciais, exige atenção constante e exames preventivos regulares. A seguir, vamos abordar o testemunho de fé de Francisca Aldenir, natural de Canindé, CE que é um exemplo claro da importância do cuidado com a saúde corporal diante de um diagnóstico difícil. A partir de um simples toque, a devota percebeu que seu corpo precisava urgentemente de atenção especial.


Ao identificar um nódulo na mama direita, Aldenir procurou uma Unidade Básica de Saúde, onde realizou exames de ultrassonografia. O resultado confirmou a presença de nódulos em ambas as mamas. “Foi aí que começou o desespero”, relembra a canindeense.
Em meio aos momentos de atribulação, ela encontrou na fé a força necessária para enfrentar o medo e buscar o diagnóstico definitivo. Devota de São Francisco das Chagas e de outros santos, Aldenir entregou suas angústias a Deus. “Em 15 dias, fui chamada pela Maternidade Escola, onde foi constatado um câncer bilateral. Meu chão caiu! Achei que não iria resistir”, contou a fiel em entrevista às redes do Santuário.
O tratamento, que incluiu sessões de quimioterapia e radioterapia, foi acompanhado por muita oração e cuidado. Ao final, os exames já não apontavam nenhum sinal da doença nas mamas. No entanto, a jornada de Aldenir ainda teria outro desafio: uma metástase no cérebro. O medo que antes a havia paralisado voltou à tona.
“Com o poder de Deus e a minha fé em São Francisco, os médicos foram instrumentos sagrados. Tudo aconteceu de forma natural, e alcancei a cura”, relembra emocionada.
O testemunho de fé da devota ecoa como um sinal de esperança e cuidado, inspirando mulheres que convivem com essa realidade ou temem realizar os autoexames preventivos. “O câncer não foi o fim. Aumentou ainda mais a minha fé”, afirma Aldenir, que convida outras mulheres a manter viva a confiança em Deus, como um remédio poderoso para encorajar durante o processo de dor e superação.
Confira o relato em vídeo no nosso Instagram @santuariocanindece.
Cuidar do corpo, templo sagrado de Deus, também é um testemunho de fé

Diante dos problemas de saúde que, por vezes, parecem abalar a esperança, o testemunho de São Francisco de Assis recorda a importância do cuidado com a vida. O santo, mesmo vivendo em um tempo de práticas rigorosas de mortificação, soube reconciliar-se com o “irmão corpo”, reconhecendo-o como um dom sagrado.
Mesmo em uma época marcada pela ausência de recursos médicos, São Francisco de Assis buscava cuidar de si com discernimento, recorrendo a médicos quando necessário e enfrentando as dores com serenidade, na tentativa de preservar aquele que considerava um verdadeiro Templo de Deus (1Coríntios 6,19). Esse olhar de cuidado e respeito pelo corpo é reforçado por Tomás de Celano, que registra palavras atribuídas ao santo: “Deve-se prover o irmão corpo com discernimento, para que ele não provoque a tempestade da tristeza. Seja-lhe tirada a ocasião de murmurar, para que ele não fique entediado de vigiar e de perseverar reverentemente em oração.” (2Cel 129)
Diante das campanhas de prevenção e promoção da saúde, o exemplo de São Francisco se mostra sempre atual. Ele foi, como recorda o Espelho da Perfeição (95), “sempre solícito em conservar, exterior e interiormente, a alegria espiritual”.
Texto: Roberto Alves
_____
Partilhe esperança. Doe amor. Seja um Benfeitor do Santuário! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:
(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário
(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário