Sétima novena, um chamado para o cuidado com a vida

A sétima novena, após a chegada do painel, deu início com o canto do refrão: “Eu vim para que todos tenham vida”, introduzindo o subtema da noite. Na saudação inicial, Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário de São Francisco, exortou aos presentes a necessidade de respeitar e cuidar dos irmãos. “Quem é devoto de São Francisco das Chagas precisa preservar a vida do outro, pois cada ser humano é sinal visível do amor de Deus.”

Bandeira da Paraíba, estado homenageado da noite.

O estado homenageado da noite foi o da Paraíba. O texto franciscano narrado por Celano, contou o cuidado que São Francisco tinha com toda criação e os irmãos. Os responsáveis da noite foram as Pastorais da Saúde e da Criança, Comunidade Católica Shalom e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão conduziram a Palavra de Deus acompanhado de crianças e portando sementes que foram doadas pelos presentes na Praça durante a novena.

Na noite de ontem, Frei Rogério Lopes, ministro provincial da Província de Santo Antônio do Brasil, trouxe à tona a reflexão durante a sétima noite da novena dedicada a São Francisco das Chagas de Canindé. Na Praça lotada de religiosos e fiéis, Frei Rogério destacou o tema central da noite: “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e no cuidado com a vida”. Em suas palavras, o frade relembrou a trajetória de São Francisco, desde sua conversão até sua morte, enfatizando seu compromisso inabalável com a cruz de Cristo. “Francisco buscou viver uma união plena com Cristo, desejando ser cada vez mais semelhante ao crucificado”, afirmou.

O ponto de partida para essa transformação profunda, segundo Frei Rogério, foi o encontro de Francisco com o Cristo crucificado na igreja de São Damião. O episódio marcou o início de sua conversão e foi determinante para que ele entendesse a missão divina que lhe havia sido confiada. “Francisco tinha plena convicção de que o Cristo da cruz havia falado e confiado a ele uma tarefa concreta para ser cumprida por toda a sua vida”, declarou. Desde então, Francisco passou a viver intensamente o Evangelho, confiando plenamente na providência divina e na sua missão de cuidado com os irmãos.

Frei Rogério Lopes, OFM.

Em sua pregação, Frei Rogério também destacou a transformação espiritual de São Francisco, evidenciada quando ele recebeu os estigmas, sinais visíveis de sua união com Cristo. “São Boaventura resume essa experiência dizendo que Francisco foi transformado na própria imagem do Amado”, citou Frei Rogério, fazendo referência à profunda conexão entre o santo e a paixão de Cristo. Francisco, segundo o frade, após ter sido tocado pelo dedo de Deus, se dedicou a tocar e curar os mais pobres e enfermos, levando a eles o amor divino. “Respeitar a vida é respeitar o irmão; respeitar a natureza é reconhecer a presença de Deus na vida de todos”, ressaltou.

Frei Rogério fez questão de enfatizar que o cuidado com a vida, para São Francisco, não se limitava apenas ao atendimento das necessidades físicas, como a fome, mas também ao consolo espiritual. Ele lembrou que muitos sofrem em suas famílias e comunidades e que é preciso enxergar o sofrimento alheio à luz do mistério da cruz. “O verdadeiro encontro com Cristo crucificado nos leva a reconhecer o Cristo sofredor nos outros”, disse o frei, convidando os fiéis a uma renovada capacidade de solidariedade e compaixão.

O ministro provincial ainda refletiu sobre as situações dramáticas que muitas pessoas enfrentam atualmente, como a dor e o sofrimento. Ele desafiou a comunidade presente a se inspirar na experiência pessoal de São Francisco para promover o toque do amor de Deus, que também é um toque de justiça. “Somos, a partir do exemplo de São Francisco, chamados a ser tocados e a tocar os outros com o amor divino, servindo a Deus e aos irmãos em todas as circunstâncias”, exortou Frei Rogério.

Fomentando a pregação do ministro provincial, o animador Frei Francisco Rogério convidou os fiéis presentes a corroborarem seu compromisso cristão com vida em todas as suas etapas, desde a sua concepção até o seu fim natural. Após os avisos e rito da benção do Santíssimo, o Painel de São Francisco retornou à basílica nos braços da multidão.

Confira os registros da 7ª Noite de Novena:

Texto: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Fotos: PasCom | Antônio C. Alves

Serviço: SerCom do Santuário

____

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário