Com a aproximação do Natal, a mensagem de esperança do tempo do Advento se intensifica, e a liturgia nos coloca diante de um caminho onde, junto com Maria e José, somos convidados a ir até Belém. Depois de quatro domingos, resta-nos agora aguardar uma das noites mais especiais para o cristianismo: o nascimento de Jesus.
Dentro desse espírito de expectativa, o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé realizou uma programação para os dias que antecedem o Natal, convidando à profunda preparação. A programação contou com um Tríduo, iniciado no dia 21 e que seguiu até o dia 23, com missas, reflexões e apresentações culturais.
Nos dias 21 e 22, as comunidades da Zona Rural e da Sede da Paróquia de São Francisco das Chagas se fizeram presentes, juntamente com os romeiros que já estavam no Santuário, para participar dos primeiros dias do Tríduo. Diante da liturgia dominical, a exemplo de Maria, os fiéis foram convidados a assumir o caráter missionário do Natal, que nos leva a testemunhar Jesus e a encontrá-Lo nos irmãos e irmãs. Frei Arthur Secundino, durante a pregação no último domingo, conduziu os fiéis à reflexão sobre a forma como estamos nos preparando para a chegada do Senhor que vem como um bom pastor. “Cantamos que Jesus é o centro da nossa vida, mas será que permitimos que assim aconteça? Nos deixamos moldar e transformar por essa centralidade?”, questionou o frade, apontando para a Virgem Maria como causa de salvação e modelo para todos os cristãos, no que diz respeito à abertura do coração para adesão ao projeto de Deus.
No último dia do Tríduo (23), uma programação cultural, com a contribuição da Escola Carlos Jereissati e o grupo The Angelis, culminou os dias mais intensos de preparação. Com cantos natalinos e apresentações que retratavam o nascimento de Jesus, os fiéis foram inseridos na mística natalina que envolve o Santuário de Canindé nestes dias.
A programação do último dia teve início na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com a Clarinata ao Menino Deus, preparada pela Fanfarra Carlos Jereissati, em direção à Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Lá, a partir do olhar de Francisco de Assis, os romeiros contemplaram os aspectos e a forma da encarnação do Verbo.
O Natal, além de suas raízes religiosas, é repleto de tradições culturais que fortalecem laços e espalham alegria. Nesse sentido, a programação do “Natal Feliz Cidade Franciscana” proporciona momentos de manifestações artísticas, como a apresentação do Reisado do Grupo Xique Xique, que acontece com duas sessões no dia 24, nos horários de 17h e 18h30, na Praça da Basílica, e o Pastoril “A Caminho de Belém”, que se apresenta a partir das 18h30 na Praça dos Romeiros. O ponto alto da programação será a Missa Solene de Natal, que acontece às 20h, no mesmo espaço.
Acompanhe alguns registros da última noite do Tríduo:
Texto: Serviço de Comunicação do Santuário – Frei Roberto Alves, OFM
Fotos: Caio Renan