Há menos de um mês a Igreja celebra a Festa de Santa Luzia, que nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do século II e foi martirizada por testemunhar até o fim sua fidelidade ao Senhor. O dia de sua festa litúrgica no dia 13 de dezembro, tem grande devoção entre a fé do povo nordestino por ser portadora da Luz e protetora dos olhos. Entre os grandes centros de devoção a mártir, está a Diocese de Mossoró no Rio Grande do Norte que é dedicada a Santa Luzia e em preparação a Festa da sua padroeira, sua imagem percorre em peregrinação vários lugares.
Pelo segundo ano, a Imagem visita a cidade de Canindé, a Paróquia e Santuário de São Francisco das Chagas. A visita da inicio no próximo dia 25 e segue até o dia 27 de novembro e em seu percurso visita Comunidades, espaços das pastorais e algumas Igrejas da cidade. Entre as comunidades está uma dedicada a Santa Luzia onde será celebrada a Eucaristia e realizada uma Vigília. A programação traz ainda procissões, Missas, momento de louvor e outros momentos devocionais.
Clique na imagem e confira a programação da visita nos dias 25, 26 e 27:




A visita da Réplica da Imagem da Santa protetora dos olhos em Canindé demonstra a comunhão entre os dois centros religiosos e próxima relação dos frades franciscanos que também atuam na Diocese de Mossoró. Santa Luzia tem uma presença especial nas dependências da Basílica de São Francisco das Chagas. Na capela onde encontramos a Imagem de São Francisquinho encontramos em um dos relicários presentes, uma relíquia de Santa Luzia onde é venerada pelos romeiros e fiéis que chegam ao Santuário com devoção há vários anos.
Texto: Roberto Alves
