Os gritos da realidade social ecoam na terceira noite da Novena de São Francisco

A 3ª noite do novenário a São Francisco de Canindé foi conduzida pelo Frei Francisco Rogério, que convidou o povo a cantar o refrão da canção “Praça dos romeiros” após a chegada da procissão com o Painel de São Francisco.

Na saudação inicial, o reitor do Santuário Frei Gilmar Nascimento apresentou o tema a ser meditado na noite: “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na sociedade”, assim como o estado homenageado: a Bahia, apresentando sua bandeira. Ao invocar o Espírito Santo de Deus, Frei Gilmar exortou aos irmãos a se deixarem guiar pela vontade divina.

O Texto Franciscano trazido para a meditação foi a seguinte oração a São Francisco das Chagas, composta pelo Papa São João Paulo II, onde como uma prece evocava o testemunho do santo de Assis estigmatizado para ser um sinal de esperança para o mundo marcado por várias realidades de morte.

Um dos momentos centrais do rito da Novena foi a entrada da Palavra de Deus que foi levada até o altar através dos MST, SINDSEC e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que também trouxeram através de cartaz e faixas um grito: “Salve o Planeta Terra”, apontando para outros problemas ambientais vividos no Brasil como o problema do agronegócio e um não ao projeto da jazida de Itataia.

Meditando a partir da passagem do Evangelho que conta a parábola do Bom Samaritano, o pregador da noite, Pe. Cícero José, reitor do Santuário da Mãe das Dores em Juazeiro do Norte, exortou a reconhecer as chagas  do irmão e a tratá-las como o bom samaritano. “Precisamos aprender a superar os preconceitos e as barreiras para ajudar quem necessita. O amor ao próximo não se limita a quem é semelhante a nós, mas se estende a todos que precisam de ajuda” destacou o pregador.

Durante a pregação, Padre Cícero recordou ainda que ao cuidarmos das chagas dos irmãos, como São Francisco, estamos tocando em Jesus. Segundo o padre, a parábola do Bom Samaritano e o exemplo de São Francisco não incluem só as atividades da Igreja, mas podemos ajudar aos que sofrem ao nosso redor com pequenos gestos e a boa vontade de ouvi-los, promovendo a cultura do encontro que tanto prega o Papa Francisco.

Após a reflexão, representantes dos movimentos sociais levaram aos pés de São Francisco os pedidos dos devotos e em seguida a multidão entoou fervorosa a ladainha do santo e em seguida a coleta. Com a luz baixa na praça, o olhar é convidado para acompanhar a exposição e benção do Santíssimo Sacramento. Acompanhados de pedidos e agradecimentos, a procissão com o ostensório vai sendo acompanhada pelos devotos que oram, desejam ver ou tocar em Jesus.

O retorno do painel de São Francisco seguiu pelo seu percurso tradicional, saindo pela Avenida Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins, até chegar a Basílica conduzido pela costumeira multidão de devotos. Este roteiro segue até o dia 3 de outubro.

Confira os registros da 3ª noite de Novena:

Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Serviço: SerCom do Santuário

____

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário

(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário