O pedido de Frei Marconi Lins a Juventude na 4º novena: “Jovens, sonhem com um mundo melhor e assim, mantenham sempre a alegria no coração”

Logo nas primeiras horas da noite, a Praça dos Romeiros já se encontrava repleta de fiéis por conta do grande fluxo das romarias vindas do Estado do Piauí e Maranhão. O estado abençoado por São José do Ribamar foi o homenageado da noite, predominando assim grandes testemunhos de fé de devotos que viajam mais de 800 km para chegar a Canindé todos os anos. O convite da 4º novena foi de ver e rezar pelas chagas presentes na vida da juventude e este desejo ficou expressivo também na presença dos jovens que além de participarem dos ritos também estiveram pela praça, mantendo viva e renovada a tradição da romaria.

Durante a oração diante do crucifixo foi possível ver um mar de luzes na praça que refletiam o desejo dos devotos de viver aquilo que diz o texto franciscano “ilumina as trevas do meu coração”.

O pregador da noite com sua jovialidade convidou a todos a Esperança. Frei Marconi Lins, vigário da Província de Santo Antônio e ex-reitor e pároco da Paróquia-Santuário, proferiu uma homilia marcante para os romeiros e devotos presentes. Esta data, que marcou os 50 anos de sua primeira visita à cidade como noviço, foi preenchida com reflexões sobre a vida de São Francisco e um apelo à juventude para que busque um mundo melhor e mais fraterno. “Hoje, não sou apenas um frade que veste o hábito franciscano, mas o meu coração está vestido de São Francisco”, disse o frade, destacando sua profunda ligação espiritual com o santo.

Durante sua fala, Frei Marconi destacou a importância das celebrações deste ano e dos próximos, que marcam os 800 anos de eventos importantes na vida de São Francisco, como a composição do “Cântico das Criaturas” e a recepção das chagas de Cristo. “São Francisco foi um homem cheio do vigor e da ternura do Evangelho, e é esse vigor que nós, frades, irmãs e romeiros, precisamos transmitir ao mundo”, afirmou o frade, incentivando os presentes a se inspirarem na vida e nos ensinamentos do santo de Assis. Ele relembrou que, em 2026, a ordem celebrará 800 anos da morte de São Francisco, um marco que reforça ainda mais a relevância de seu legado nos dias atuais.

Um dos pontos altos do discurso foi o apelo à juventude, que Frei Marconi vê como essencial para a construção de um futuro mais justo e solidário. Ele criticou o que chamou de “globalização da indiferença”, mencionando as palavras do Papa Francisco, e alertou para os perigos do consumismo que tem desviado os jovens de propósitos mais elevados. “Os jovens hoje têm um cartão de crédito, têm acesso a um mundo de prazeres imediatos, mas muitos estão perdendo a capacidade de sonhar”, afirmou o frade, lamentando como a sociedade de consumo tem mercantilizado até a esperança.

Frei Marconi também destacou a importância de uma relação saudável com a natureza, ecoando a mensagem de São Francisco e do Papa Francisco sobre a preservação da “casa comum”. Para ele, a juventude precisa se engajar em questões como a sustentabilidade e a proteção ambiental, buscando alternativas para viver em harmonia com o planeta. “Nós podemos construir um mundo sustentável, sem destruir a natureza”, disse ele, convocando os jovens a serem protagonistas nessa mudança. O frade frisou que o papel dos mais velhos também é crucial, pois devem encorajar e guiar as novas gerações nessa jornada.

A mensagem de Frei Marconi ficou marcada na vida de todos os jovens ali presentes. Ele encerrou sua pregação com um chamado à escuta, pedindo que todos, especialmente os jovens, ouçam não apenas a música e os ruídos do cotidiano, mas também a voz de Deus. “Deus amou tanto o mundo que nos deu Seu Filho, para que tivéssemos vida em abundância. Que as chagas de Cristo, que tanto significaram para São Francisco, também sejam impressas em nossos corações”, concluiu o vigário provincial, deixando um legado de esperança e coragem para a juventude e fiéis ali presentes.

A noite prosseguiu com os ritos da exposição e benção do Santíssimo e a procissão do retorno do Painel de São Francisco para a Basílica.

Confira os registros da 4ª Noite de Novena:

Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Serviço: SerCom do Santuário

____

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário