Mostra Fotográfica de presépios no Santuário recorda tradição franciscana da contemplação do mistério da encarnação

Foi no ano de 1223 que Francisco de Assis, no povoado de Greccio, na Itália, construiu o primeiro presépio, com o desejo de lembrar “o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro” (1Cel). Ao longo dos anos, seguindo o exemplo do Pai Seráfico, os franciscanos difundiram essa tradição, fazendo com que o anúncio e a forma do nascimento de Jesus chegassem a todos, convidando-os a contemplar a humildade do Filho de Deus.

Durante a programação do Natal Feliz Cidade Franciscana, o Santuário de Canindé, junto com algumas famílias de Canindé, preparou uma mostra de imagens de presépios. Embora as representações artísticas apresentem tamanhos, formas e cores diferentes, a mensagem do nascimento de Jesus converge entre as famílias, que buscam atualizar o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, disponibilizando-se para o serviço.

Frei Gilmar Nascimento reitor do Santuário e Frei Ricardo Gomes vice reitor realizaram a benção e abertura da Mostra na programação do Natal Feliz Cidade Franciscana

Frei Clodoaldo, que acompanhou as visitas às famílias, em conversa com nosso serviço de comunicação, chamou a atenção para o lugar especial que o presépio ocupa dentro da espiritualidade franciscana, por representar o nascimento do amor e destacou a importância do lugar de cada personagem presente na composição do presépio, que nos apresenta o verdadeiro sentido de nossa fé. Sobre a visita feita pelo frade às casas das famílias, ele ressaltou a beleza da tradição de montar o presépio nos lares e o quanto essa experiência foi importante para que ele também pudesse, de forma mística, construir o presépio em seu próprio coração.

Frei Clodoaldo de Jesus realizou a visita junto com a equipe do Santuário para o registro e benção dos Presépios

A família da Sra. Lúcia Gomes foi uma das que abriram as portas de sua casa para receber a equipe do Santuário. Segundo a moradora, a importância de montar o presépio, que já é costume ser montado todos os anos em sua residência, está na própria mensagem de fé, amor, esperança, humildade e solidariedade transmitida pela representação. “Eu acredito que seja para a gente manter viva, em nossos lares e com nossos familiares, a chama com o verdadeiro sentido do Natal, que é Jesus. Ele é o único caminho, verdade e vida”, concluiu a paroquiana.

A mostra fotográfica pode ser visitada durante todo o dia, no segundo salão da Casa dos Milagres até o próximo dia 5 de Janeiro.

Confira alguns registros das visitas realizadas as Famílias:

Texto: Serviço de Comunicação do Santuário – Frei Roberto Alves

Fotos: Rogério Sales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário