Foi no ano de 1223 que Francisco de Assis, no povoado de Greccio, na Itália, construiu o primeiro presépio, com o desejo de lembrar “o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro” (1Cel). Ao longo dos anos, seguindo o exemplo do Pai Seráfico, os franciscanos difundiram essa tradição, fazendo com que o anúncio e a forma do nascimento de Jesus chegassem a todos, convidando-os a contemplar a humildade do Filho de Deus.
Durante a programação do Natal Feliz Cidade Franciscana, o Santuário de Canindé, junto com algumas famílias de Canindé, preparou uma mostra de imagens de presépios. Embora as representações artísticas apresentem tamanhos, formas e cores diferentes, a mensagem do nascimento de Jesus converge entre as famílias, que buscam atualizar o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, disponibilizando-se para o serviço.
Frei Clodoaldo, que acompanhou as visitas às famílias, em conversa com nosso serviço de comunicação, chamou a atenção para o lugar especial que o presépio ocupa dentro da espiritualidade franciscana, por representar o nascimento do amor e destacou a importância do lugar de cada personagem presente na composição do presépio, que nos apresenta o verdadeiro sentido de nossa fé. Sobre a visita feita pelo frade às casas das famílias, ele ressaltou a beleza da tradição de montar o presépio nos lares e o quanto essa experiência foi importante para que ele também pudesse, de forma mística, construir o presépio em seu próprio coração.
A família da Sra. Lúcia Gomes foi uma das que abriram as portas de sua casa para receber a equipe do Santuário. Segundo a moradora, a importância de montar o presépio, que já é costume ser montado todos os anos em sua residência, está na própria mensagem de fé, amor, esperança, humildade e solidariedade transmitida pela representação. “Eu acredito que seja para a gente manter viva, em nossos lares e com nossos familiares, a chama com o verdadeiro sentido do Natal, que é Jesus. Ele é o único caminho, verdade e vida”, concluiu a paroquiana.
A mostra fotográfica pode ser visitada durante todo o dia, no segundo salão da Casa dos Milagres até o próximo dia 5 de Janeiro.
Confira alguns registros das visitas realizadas as Famílias:
Texto: Serviço de Comunicação do Santuário – Frei Roberto Alves
Fotos: Rogério Sales