Neste ano de 2022, o Santuário de São Francisco das Chagas se prepara para celebrar pela primeira vez a Festa e Novena de Nossa Senhora de Lourdes, na Quadra e Gruta de mesmo nome, de 3 a 11 de fevereiro de 2022. A data do dia 3 também marca em Canindé a celebração do Dia do Romeiro.
O tema da festa “Nossa Senhora de Lourdes fortalece nossa fé para buscarmos a verdadeira fonte que é Jesus”, será refletido nas noites da novena, com início sempre às 18h, na Quadra da Gruta, localizada atrás da Basílica de São Francisco.
Confira a programação:
03/02 (quinta-feira): Dia do Romeiro e Abertura da Festa de Nossa Senhora de Lourdes com o Hasteamento da Bandeira e Celebração Eucarística.
Grupo responsável: Terço dos homens
Bairro convidado: Santa Luzia
04/02 (sexta-feira): 2ª noite – Celebração Eucarística
Grupo responsável: Santa Clara
Bairro convidado: Centro e Santa Clara
05/02 (sábado): 3ª noite – Celebração Eucarística
Grupo responsável: São Sebastião
Bairro convidado: Canindezinho
06/02 (domingo): 4ª noite – Celebração eucarística
Grupo responsável: Santa Cecília
Bairro convidado: Can
07/02 (segunda-feira): 5ª noite – Celebração Eucarística
Grupo responsável: Vicentinos
Bairro convidado: “S”
08/02 (terça-feira): 6ª noite – Celebração Eucarística
Grupo responsável: Congregação Mariana
Bairro convidado: Monte
09/02 (quarta-feira): 7ª noite – Celebração Eucarística
Grupo responsável: Filhos da Misericórdia
Bairro convidado: Cachoeira da Pasta
10/02 (quinta-feira): 8ª noite – Celebração Eucarística
Grupo responsável: E.C.C
Bairro convidado: João Paulo II
11/02 (sexta-feira): Dia da Festa de Nossa Senhora de Lourdes
Celebração Eucarística
Grupo responsável: Mãe das Graças e Comissão da Juventude
Bairro convidado: São Mateus
Conheça a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes no Santuário de Canindé:
Nossa Senhora de Lourdes lembra a aparição de Nossa Senhora a Bernadette Soubirous na região de Lourdes, na França, no rochedo de Massabielle, em 25 de fevereiro de 1858, quando a adolescente recebeu a ordem para beber de uma fonte. Entretanto, no lugar indicado, não havia nada. Bernadete começou a cavar a terra com suas mãos, e apareceu uma pequena fonte, que jorrava cada vez mais forte. O povo doente ou bebia desta água ou se banhava nela e relataram muitas curas admiráveis, milagrosas.
A água de Lourdes é natural. A própria Bernadette Soubirous disse certa vez: “Esta água é considerada como um remédio, mas você tem que manter a fé e rezar: esta água não poderia fazer nada sem fé”. Santa Bernadette era membro da “irmandade do cordão de São Francisco” e levava sua vida de freira na espiritualidade franciscana.
No Santuário de Canindé foi construída pelo mestre Luiz Fabiano uma gruta de pedras, na qual jorra água para o romeiro beber. Esta gruta que se encontrava perto da escadaria atrás da Basílica foi inaugurada no dia 11 de fevereiro de 1931. Alguns anos depois, quando se precisava do espaço para celebrar as missas da tarde, como a missa com os vaqueiros, recuaram a gruta para o final do terreno, mais perto do rio que leva o nome da cidade, o Rio Canindé.
A gruta é um importante ponto de visita na romaria. Devotos de São Francisco chegam ao local com garrafinhas para guardar a água que sai das pedras e levar para seus familiares e amigos.
É como diz as orientações de Santa Bernadette para a gruta de Lourdes, na França, que também valem para a nossa gruta: “A água por si só, é nada mais que água natural. Mas quando o romeiro a bebe com fé, poderá experimentar a ajuda misericordiosa de Deus através da intercessão de Nossa Senhora”.
Serviço:
Secretaria do Santuário
Praça da Basílica, s/n, Centro, Canindé, CE.
(85) 3343.0017
Campanha dos Benfeitores do Santuário
(85) 3343.9950