A celebração do Natal nos remete ao dia em que Deus se fez criança e veio habitar no meio da humanidade. Este gesto divino continua a nos inspirar a olhar com ternura para tantas crianças, com suas fragilidades e esperanças, na certeza de que elas devem e podem crescer em graça e sabedoria, assim como o Menino Jesus.
As intenções voltadas à realidade de tantas crianças — alvos frágeis do consumismo, da guerra e da desigualdade social — encontraram eco na oração de dezenas de pequenos, que se reuniram na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes para celebrar mais um dia da programação natalina do Santuário, na última quinta-feira (20).
Com balões brancos e terços nas mãos, as crianças, junto aos romeiros, iniciação a programação, saindo em procissão da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e ao chegarem na Quadra, participaram de momentos de animação e acolhida, que marcaram o início do rito celebrativo, refletindo a espontaneidade e a alegria características dos pequenos.
Antes da meditação e da oração do Santo Terço, os fiéis assistiram à apresentação das crianças do Colégio Menino Jesus, que encenaram o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento do Senhor. A encenação, realizada integralmente por crianças e com profundo teor catequético, narrou desde o anúncio dos profetas no Antigo Testamento sobre o nascimento do Messias até o seu nascimento na gruta de Belém. Os diversos quadros motivaram os participantes a refletir sobre o percurso de Jesus, que escolheu uma família para nascer e se inserir no meio da humanidade.
Após o término da apresentação teatral, Frei Gilmar Nascimento conduziu a oração mariana, iniciando com a tradicional canção “Mãezinha do Céu”. Os mistérios e as orações do Pai-Nosso e da Ave-Maria foram intercalados com a participação entusiasmada das crianças, pertencentes aos diversos grupos de Terço das Crianças da sede e da zona rural de Canindé, tornando a noite ainda mais especial e significativa.