“Canindé é o novo Alverne” afirma Frei César Külkamp durante a pregação na oitava novena

As chagas que brilham em Francisco como diz o hino temático, em mais uma noite tomou a praça dos romeiros com as luzes dos aparelhos celulares dos devotos, provindos de vários estados, inclusive do homenageado da noite, Rio Grande do Norte. A prece da oração diante do crucifixo de São Damião, convidou os fiéis a prece na intenção das famílias. Na leitura do texto franciscano, o Pai Seráfico apontou para os frades o espírito familiar que deveria ser nutrido entre eles, o modelo desse convívio baseado no amor fraterno, veio com a procissão da Palavra de Deus conduzida pela Sagrada Família de Nazaré.

Na oitava noite de novena, durante as festividades de São Francisco das Chagas, Frei César Külkamp, definidor geral da Ordem dos Frades Menores, trouxe uma profunda reflexão sobre o significado das Chagas de Cristo e a importância da família na vida cristã. O frade, que retornou a Canindé com grande alegria para participar das celebrações, recordou os 100 anos da presença dos frades menores no santuário, completos em 2023 e destacou que este ano se celebra o 8º centenário do recebimento das Chagas por São Francisco, um marco que, segundo ele, “tem um significado muito forte aqui neste Santuário”. Frei César ressaltou que São Francisco vivia um momento de grande dor e amor, refletindo sobre o sacrifício de Cristo na cruz. “Francisco não buscava o sofrimento, mas sim o amor divino”, enfatizou o frade, destacando o desejo do santo de se conformar totalmente a Cristo.

Frei César detalhou o evento no Monte Alverne, onde São Francisco recebeu as Chagas, relacionando este episódio com a missão de São Francisco após essa experiência espiritual. “O encontro com o crucificado grava no coração e no corpo de Francisco os sinais do amor”, afirmou, citando São Boaventura: “O verdadeiro amor de Cristo tinha transformado o amante (Francisco) na própria imagem do Amado (o Cristo)”. O frade destacou que esse momento não paralisou São Francisco, mas o impulsionou a sair ao encontro dos necessitados de sua época, levando a eles o amor divino. Para Frei César, esse é um chamado que todos devem atender: “Hoje, 800 anos depois, o Monte Alverne é Canindé”, concluiu, convidando os devotos a seguirem o exemplo de Francisco, tocando as feridas dos outros com compaixão e solidariedade.

Ao longo da homilia, Frei César também abordou o papel fundamental da família na vida cristã, destacando sua importância como base para o crescimento pessoal e espiritual. Ele refletiu sobre a passagem do Evangelho de Lucas, onde Jesus, ao crescer na família de Nazaré, “cresceu em graça e sabedoria”, demonstrando o valor central da família no desenvolvimento humano. Segundo o frade, a família é o lugar onde se aprende os valores essenciais da fé cristã, como o amor ao próximo e a partilha. “A família é a primeira escola das relações humanas”, disse Frei César, ressaltando que é nela que nascem os sentimentos de solidariedade que moldam a vida comunitária.

Contudo, o pregador também reconheceu os desafios que a instituição familiar enfrenta no mundo atual. Frei César apontou as ameaças como o egoísmo, a instabilidade dos casamentos, a pobreza, o desemprego e a violência, elementos que, segundo ele, são as “chagas que continuam sangrando nos dias de hoje”. Ele destacou a necessidade urgente de evangelizar as famílias e de fortalecer a Pastoral Familiar como um meio para reconstruir os laços comunitários. “Se queremos uma Igreja nova, uma sociedade nova, precisamos de uma família nova”, disse, citando uma frase vista em uma camisa da Pastoral Familiar.

Ao encerrar a sua reflexão, Frei César lembrou que o caminho de São Francisco, marcado pelo amor ao próximo, começa dentro de casa. Ele incentivou os devotos a renovarem suas famílias com base nos valores do Evangelho, como o serviço humilde, o perdão e a reconciliação. “Nosso primeiro encontro é dentro da nossa família”, destacou o frade, afirmando que a transformação das famílias é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Frei César concluiu a reflexão com uma prece pela proteção e renovação das famílias: “São Francisco das Chagas do Canindé, salvai a nossa gente, salvai a minha família!” Pela última vez o rito da novena que segue com a Ladainha e a Exposição e bênção do santíssimo aconteceu na Praça dos Romeiros convidando os fiéis a seguir os passos do amante que se uniu ao ponto de se tornar a figura do Amado.

Confira os registros da 8ª Noite de Novena:

Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Serviço: SerCom do Santuário

____

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário