
Na manhã de quinta-feira, 20 de novembro, o Papa Leão XIV esteve em Assis para um momento de oração diante do túmulo de São Francisco, gesto que marcou o início de sua visita à cidade da Úmbria, onde participa de um encontro com os bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI), reunidos para a 81ª Assembleia Geral.
O Pontífice chegou de helicóptero e seguiu até a Basílica Inferior, local que guarda desde 1230 os restos mortais do Santo de Assis. Ali, acolhido pelo cardeal Matteo Zuppi e pelo custódio do Sacro Convento, Frei Marco Moroni, fez uma breve e intensa parada, mesmo sob forte chuva. Diante da cripta iluminada pela lâmpada votiva — cuja chama é alimentada pelo óleo oferecido pela Região de Abruzzo — o Papa recolheu-se em oração silenciosa.
Em suas primeiras palavras públicas na cidade, Leão XIV afirmou:
“É uma bênção poder vir hoje a este lugar sagrado. Estamos próximos dos 800 anos da morte de São Francisco, o que nos dá a oportunidade de nos prepararmos para celebrar este grande Santo humilde e pobre, enquanto o mundo busca sinais de esperança.”
A presença do Papa diante do túmulo do Pobrezinho reforça a atualidade da mensagem franciscana, fonte perene de simplicidade, paz e confiança em Deus. Assim como para o povo de Assis, também para os romeiros de São Francisco das Chagas, em Canindé, este gesto é um convite a renovar a vida à luz do Evangelho vivido por Francisco.
Fonte: Notícia adaptada de Vatican News.
Partilhe esperança. Doe amor. Seja um Benfeitor do Santuário! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:
(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário
(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário


